Em um marco histórico para o município de Extrema, a Associação Coletivo LGBTQIAP+ protagonizou um momento simbólico e poderoso na tribuna livre durante a 11ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, que aconteceu nesta segunda-feira (12).
Durante a sessão, representantes do Coletivo ocuparam a tribuna com discursos contundentes, defendendo a importância da representatividade, da inclusão e do respeito à diversidade sexual e de gênero e além dos discursos, os membros reforçaram a importância da temática, que será a primeira do gênero na história da cidade.
A ocasião serviu para reforçar a realização da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa LGBTQIAP+, agendada para o dia 17 de maio, data esta que coincide com o Dia Nacional de Combate à Homofobia e que acontecerá no Plenário da Câmara.
A iniciativa representa um passo inédito na construção de políticas públicas voltadas à população LGBTQIAP+ no município e como já foi mencionado, pela primeira vez uma conferência municipal, dedicada exclusivamente à pauta, será realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Legislativo, demonstrando o compromisso institucional com os direitos humanos e com a promoção de uma democracia verdadeiramente participativa.
Com isso, a cidade de Extrema se insere, assim, em um movimento nacional de transformação social, onde a igualdade deixa de ser apenas um ideal para se tornar prática concreta: “Mais do que um evento, a conferência simboliza a conquista de espaços antes inacessíveis, além da valorização das vozes que historicamente foram silenciadas. A realização dessa conferência reafirma a necessidade de combate à LGBTfobia e de fortalecimento de ações afirmativas que garantam dignidade, segurança e cidadania plena para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero”, concluiu o presidente da casa, vereador Rafael Silva de Souza Lima (Tita).