Um dos projetos arquitetônicos mais marcantes de Extrema será entregue à população no próximo dia 27 de dezembro, a partir das 18h, celebrando a memória de uma das famílias mais tradicionais do município. Localizado ao lado da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, que também será inaugurada na mesma data, a nova ‘Praça João Morbidelli’ promete se tornar um importante ponto turístico e histórico, valorizando as raízes e os primeiros habitantes da região.
Composta por elementos da arquitetura italiana, o projeto conta com a composição de um imponente muro ornado com 3 arcos plenos, remetendo à grandiosidade das construções romanas. O muro servirá de moldura para os monumentos em aço corten, que contam brevemente a história da família. Todo o paisagismo e o imobiliário foram realizados pelo Turismo Municipal.
Outros detalhes são o pergolado em madeira e o revestimento em pedra Miracema, que faz alusão à cidade de origem da família, Sassoferrato. Já o paisagismo foi projetado para simular os jardins italianos, compostos por arbustos, pinheiros e flores, proposta que foi estendida para a área externa da UBS. Também estão previstas, para um futuro próximo, a colocação de uma academia ao ar livre e um playground.
Conforme a Lei de nº 4.891/2023, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo por meio da arquiteta Giulia Morbidelli Camargo, a praça está localizada na Rua Antônio Morbidelli, ao lado da UBS “Natália dos Santos Morbidelli”. A localização e o homenageado são estratégicos, já que desde sua imigração da Itália, em 1901, a família se estabeleceu nesta localidade, que posteriormente foi identificada com seu sobrenome.
BREVE HISTÓRICO DA FAMÍLIA MORBIDELLI
Domingos e Lucia Morbidelli decidiram vir ao Brasil em busca de oportunidades em um novo continente e consigo, Domingos trouxe 4 de seus 6 filhos com a finada Doralice, enquanto os dois filhos de Lúcia com Gabriel Morbidelli acompanharam a mãe na viagem. A bordo do navio “Vapor Minas”, a família chegou no Porto de Santos em setembro de 1901 e, em busca de terras onde pudessem se estabelecer, fincaram suas raízes na então Vila de Santa Rita, em local onde hoje é o Morbidelli.