O treinador e atuante no futebol extremenese, Ronaldo Guimarães da Silva, anunciou nesta última semana a sua aposentadoria na carreira do futebol após 16 anos de atuação em Extrema, se despedindo dos dois clubes os quais assumiu função como técnico.
Em 2024, após sete anos atuando como diretor do Departamento de Futebol e chefe da Divisão na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; Ronaldo decidiu encerrar essas funções para se dedicar exclusivamente ao papel de técnico nos clubes Audax Barreira e Mantiqueira, no entanto, após um ano, ele anuncia sua decisão de se desligar completamente da carreira no futebol.
Em uma mensagem compartilhada em um grupo de WhatsApp, Ronaldo expressou sua gratidão pelas oportunidades ao longo de sua carreira e aproveitou para pedir desculpas aos colegas pelos momentos de tensão vividos durante sua trajetória: “Ao longo desse tempo, sei que fiz alguns amigos, alguns inimigos e até outros simpatizantes, mas saibam que nunca em nenhum momento da minha vida deitei a cabeça no travesseiro e sonhei em fazer mal ou prejudicar alguém… Sei que errei, mas, também acertei muito, porque é errando que se aprende e hoje me despeço totalmente das atividades esportivas de Extrema, sábio de um enorme crescimento e da satisfação de dever cumprido. Meu muito obrigado”, escreveu Ronaldo em seu texto de despedida.
O motivo da decisão ainda não foi oficialmente anunciado por Ronaldo, mas acredita-se que o renomado profissional esteja buscando dedicar mais tempo à sua família e se concentrar em novos projetos pessoais.
CONQUISTAS AO LONGO DA CARREIRA

A frente da equipe do Mantiqueira, Ronaldo alcançou o título de vice-campeão da Copa das Homenagens e levou o clube à 6ª colocação na série B. Já com o clube do Audax Barreira, o técnico conquistou os títulos de campeão da Copa Jamantão e do Campeonato Municipal da 1ª Divisão. Além disso, Ronaldo já atuou por 22 anos como árbitro de futebol e de futsal, tanto na Federação Paulista de Futebol (FPF), quanto na Federação Paulista de Futsal (FPFS).