Nesta última quarta-feira (9), a Vigilância Sanitária de Extrema atuou em conjunto com a Polícia Militar e a Secretaria de Obras para atender um acidente envolvendo tombamento de uma carreta que carregava cerca de 40 mil kg de carne de frango, gerando grande confusão entre populares que se envolveram no saqueamento da carga.
As caixas de frango permaneceram expostas ao sol por cerca de três horas, o que comprometeu a qualidade do alimento e o tornou impróprio para o consumo e diante disso, a Vigilância Sanitária, seguindo as normas da Resolução nº 13.317/1999, recolheu as caixas e descartou toda a carga de frangos resfriados, garantindo o cumprimento dos critérios de segurança alimentar.
Populares por diversas vezes tentaram saquear a carga, gerando riscos à segurança da equipe, inclusive, durante o transporte para descarte no Aterro Sanitário Municipal, no qual servidores da Prefeitura sofreram ataques de um grupo que seguiu o veículo oficial da Prefeitura até o bairro Pessegueiros e que no local saquearam parte da carga, sendo necessária escolta policial para garantir o descarte correto do restante dos materiais.
Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura Municipal esclarece os fatos e enaltece o apoio das equipes envolvidas: “Agradecemos ao Tenente Daniel pela mobilização do reforço policial, ao Corpo de Bombeiros pela lavagem da via, ao setor de Meio Ambiente pelo recebimento dos resíduos e ao Departamento de Obras pelo apoio com maquinário. Seguimos firmes na missão de proteger a saúde e garantir a segurança alimentar de toda a população”, concluiu a nota.