Os católicos do município de Extrema estão em festa com a ordenação do Diácono João Pedro Bastos Cardoso, que após percorrer todo o caminho de formação e discernimento vocacional no Seminário, será ordenado presbítero neste sábado, (29) em sua terra natal.
A Solene Celebração Eucarística, com rito de imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano Dom José Luiz Majella Delgado, será realizada no Santuário Santa Rita de Cássia, a partir das 9h30 e a expectativa é que mais de mil pessoas, entre fiéis do Santuário, familiares e amigos das comunidades pelas quais passou, estejam presentes para se alegrar com o novo sacerdote.
De acordo com informações apuradas, João Pedro será o segundo padre natural de Extrema e para vivenciar bem esse momento solene, o Santuário celebrou desde a última terça-feira (25), um Tríduo preparatório para a ordenação, que se encerrará nesta quinta-feira (28), às 19h, com a presença do Pe. Fabiano Cezar da Silva.
SOBRE O RITO DE ORDENAÇÃO
Durante o rito de ordenação, o eleito responderá algumas perguntas feitas pelo Arcebispo para confirmar seu desejo de desempenhar sempre a missão de sacerdote e sobre sua fidelidade a Cristo e a Igreja. Após responder “Quero”, prometer obediência aos seus superiores e proceder com algumas orações, o Arcebispo impõe as mãos sobre sua cabeça e em seguida, o novo sacerdote é revestido com a estola e a casula, vestes que fazem parte do ministério e em seguida, de joelhos, suas mãos são ungidas com o óleo do Crisma, tido como sinal da graça de Deus sobre o ungido.
O ordenado também escolhe para essa ocasião um lema, que deve permear sua nova missão, cuja passagem bíblica escolhida foi “Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor” (Salmo 88, 2).
PRIMEIRA MISSA
A sua primeira Missa como sacerdote também ocorrerá no Santuário Santa Rita de Cássia, no dia seguinte, 30 de novembro, às 9h, onde toda a comunidade está convidada a prestigiar esse momento tão especial na vida do jovem padre extremense.

