Na última semana, a Secretaria de Educação de Extrema realizou a entrega de kits de abafadores sonoros para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todas as escolas municipais e CEIMs da cidade, sendo entregue ao todo 100 kits. A ação visa criar um ambiente mais acolhedor, a fim de reduzir o desconforto gerado pelo excesso de ruídos, promovendo um melhor bem-estar para esses alunos.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Geisa Ramos, a iniciativa busca respeitar a hipersensibilidade auditiva de muitos estudantes com TEA: “Temos hoje 386 alunos com autismo matriculados na rede e esses abafadores são fundamentais para promover a inclusão, reduzindo a sobrecarga sensorial e permitindo uma participação mais confortável nas atividades escolares”, comentou Geisa em entrevista ao Jornal Conexão Extrema.
Além da entrega dos kits, a Secretaria ofereceu orientações sobre o uso adequado dos abafadores, garantindo que a comunidade escolar compreenda a importância do recurso e que ele seja utilizado de forma eficaz, promovendo benefícios para todos.