A Prefeitura de Extrema acaba de lançar o programa “Opera Extrema”, o maior mutirão de exames e cirurgias já realizados no município, com a meta de zerar as filas de espera para procedimentos cirúrgicos em até 90 dias. Até janeiro de 2025, os registros indicavam que mais de 6 mil pessoas aguardavam por cirurgias, evidenciando a necessidade de ações rápidas e eficazes para solucionar esse problema da saúde pública.
O anúncio do novo programa foi feito pelo Prefeito Dr. Fabrício Bergamin em suas redes sociais, reforçando o compromisso do Executivo com a melhoria dos serviços de saúde: “Com trabalho, planejamento e respeito pelas pessoas, vamos realizar o maior mutirão da história da nossa cidade. Não é promessa, é compromisso!”, afirmou o prefeito.
Em janeiro de 2025, o Centro de Especialidades Médicas registrava cerca de 6.200 consultas pendentes e após quatro meses de muito trabalho, esse número foi reduzido para aproximadamente 1.700, representando uma queda de mais de 70%, o equivalente a mais de 1.000 atendimentos realizados por mês: “Nós mapeamos toda a fila e estamos dando prioridade aos casos mais urgentes. Estamos cuidando de cada detalhe, com responsabilidade”, disse o Secretário de Saúde, Sr. André Borges.
PROCEDIMENTO
Segundo o Dr. Luigi Kenji, Médico Regulador do Pronto-Socorro Municipal, após o paciente passar pela fila de espera, ele é encaminhado para uma consulta com o clínico geral e nessa etapa, o médico avalia a evolução do quadro desde a última análise e confirma se o paciente está em condições e em caso positivo, o paciente é então direcionado para a avaliação anestésica, na qual o anestesiologista analisa todos os aspectos clínicos necessários para garantir que o paciente esteja apto a realizar o procedimento com segurança: “Depois de todo esse processo, o paciente passa no agendamento cirúrgico e saí daqui diretamente com a data agendada da cirurgia”, concluiu o doutor.