Entre a tarde de quarta-feira (25) e a madrugada desta quinta-feira (26), dois acidentes de grande porte foram registrados na Rodovia Fernão Dias, sendo um ocorrido em Camanducaia, gerando congestionamento de 12 horas ininterruptas, entre Camanducaia e Vargem.
A primeira ocorrência, registrada às 13h59, envolveu o tombamento de uma carreta, sem vítimas, exigindo a interdição total da pista para o atendimento técnico e a remoção segura do veículo. Durante esse atendimento, por volta das 23h05, uma nova colisão traseira entre duas carretas no km 942, em Extrema, sentido Belo Horizonte, voltou a impactar o tráfego, exigindo nova interdição temporária.
Segundo informações da concessionária Arteris, a liberação da pista é realizada somente após avaliação técnica conjunta com os órgãos competentes e mediante autorização da Polícia Rodoviária Federal, respeitando rigorosamente os protocolos de segurança para garantir a integridade dos usuários e das equipes em operação, por isso a liberação da via levou mais tempo, sendo a faixa da esquerda retomada às 23h49 e o tráfego foi totalmente restabelecido às 2h15.
Desde os primeiros minutos das ocorrências, equipes da Arteris Fernão Dias atuaram de forma ininterrupta para agilizar os atendimentos, liberar o tráfego com segurança e reduzir os impactos no deslocamento dos motoristas. Mesmo após a liberação, o tráfego seguiu com lentidão em razão do volume de veículos e do processo gradativo de dispersão das filas formadas.