Como divulgado anteriormente, o município de Extrema contou com 22 representantes do Jiu-Jitsu no Campeonato Mundial realizado na última semana e entre os destaques está o jovem João Honório, promessa do fisiculturismo, que também brilhou nos tatames e conquistou a medalha de bronze em sua categoria.
O atleta realizou duas lutas e venceu ambas, contudo, durante a segunda disputa, seu adversário caiu sobre seu pé, causando uma lesão e mesmo machucado, ele seguiu até o final e venceu na pontuação. Devido ao ferimento, João Honório não pôde avançar para a semifinal e encerrou sua participação com o 3º lugar entre 16 competidores: “Sem dúvida o resultado foi mais do que eu esperava, já que é o torneio mais disputado da federação e eu me preparei em pouco tempo para ele e para piorar, lesionei a mão duas semanas antes, o que dificultou mais ainda a preparação e as lutas”, afirmou o atleta em entrevista ao JCE.
O atleta, que treina na academia Checkmat/Transcend desde os 13 anos, recebeu a faixa roxa no próprio pódio da competição, entregue pelas mãos de seu Sensei Tarcisinho: “Voltei aos treinos de jiu-jitsu em 2020 e obtive o título do Sul-Americano em 2021. Parei novamente para focar no fisiculturismo e retornei agora para me provar que ainda sou capaz, mesmo com 30 kg a mais desde a minha última competição”, afirmou João.
Como atleta de fisiculturismo, o jovem já acumula cinco troféus de Top 1 e três de Top 2 nas categorias teen e júnior, disputadas em 2024 e 2025 e para o ano que vem, ele planeja participar de novos torneios e ampliar ainda mais seu currículo esportivo.
Questionado sobre manter alta performance em duas modalidades, o jovem extremense afirmou que enfrentou muitos desafios e passou por intensa preparação para chegar ao nível em que está: “São duas modalidades completamente opostas, sendo que uma exige uma capacidade cardiovascular muito bem trabalhada e uma mobilidade absurda e a outra exige que eu seja cada vez maior, o que dificulta manter a mobilidade e um cardio adequados”, concluiu o atleta.
O Jornal parabeniza o atleta pelo desempenho e torce para que ele continue brilhando e alcançando mais sucesso nas próximas competições.

