Na noite desta última quinta-feira (31), a drag queen Rita von Hunty foi a atração principal da 3ª edição da Semana da Diversidade, promovida pelo Coletivo LGBTQIAPN+, onde agitou o público presente no Cine Teatro com uma palestra enriquecedora, que abordou com sensibilidade e profundidade os temas da diversidade, inclusão e pertencimento.
Reconhecida como uma das vozes mais atuantes na militância LGBTQIA+, a artista retornou ao município para apresentar a palestra ‘O Caso LGBT’ e na ocasião, abordou discursos e construções sociais relacionadas às minorias, lançando quatro categorias de análise: lei, medicina, religião e cultura; associadas, respectivamente, às ideias de crime, doença, pecado e do que é considerado estranho ou abjeto e por fim, Rita também analisou filmes que retratam a temática LGBTQIA+ sob essas perspectivas.
O evento também contou com a presença da DJ Hayanna, que animou o público com sets vibrantes, e da equipe da Biblioteca Municipal, que promoveu uma exposição de livros voltada à educação continuada da população.
SOBRE A ARTISTA
Rita von Hunty, persona drag de Guilherme Terreri, que criou a personagem para desafiar estereótipos e utilizar a arte drag como ferramenta educativa, está à frente do canal Tempero Drag, no Youtube, com mais de um milhão de inscritos, onde trata de temas sociais e políticos com uma pitada de humor, além de ser colunista da revista CartaCapital.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA DIVERSIDADE
Com quatro dias de atrações imperdíveis, a Semana da Diversidade celebra e dá voz à comunidade LGBTQIA+, promovendo cultura, arte e conhecimento tanto para quem já está familiarizado com o tema, quanto para quem tem o primeiro contato. O evento, que teve início no dia 30 de agosto, segue até o dia 2 de agosto, encerrando em grande estilo com o 4º Festival da Diversidade & Arte, que acontecerá a partir das 18h30 no Parque de Eventos, no qual reunirá diversos artistas em uma programação vibrante, repleta de música, dança e cores para o público.