Na manhã desta sexta-feira, 1º de agosto, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência no bairro Tenentes Rural, onde um cavalo havia caído em uma fossa séptica ativa, aberta devido a uma obra em andamento no local.
De acordo com informações apuradas, o animal encontrava-se vivo, consciente e sem sinais visíveis de fraturas, contudo, com dificuldade de locomoção, estando preso em uma estrutura com aproximadamente 2 metros de profundidade.
A equipe realizou uma avaliação para definição de uma técnica apropriada de resgate do animal, considerando os princípios operacionais e de segurança, sendo então empregada a técnica de salvamento terrestre manual, utilizando cordas, nós de contenção e tração vertical.
Com o apoio de moradores locais, realizou-se a amarração das patas do animal e o içamento gradual até o exterior da fossa e após conclusão da ação, o animal foi resgatado sem qualquer tipo de fratura ou ferimento visível.
O cavalo foi devolvido ao proprietário, que acompanhou toda a operação e se comprometeu a mantê-lo sob vigilância para evitar ocorrências semelhantes e em seguida, os bombeiros ainda acionaram o responsável da obra que foi devidamente orientado a realizar a interdição física e segura da fossa, a fim de evitar novas ocorrências.