Câmara Municipal Cultura

Câmara aprova Projeto de Lei de autoria do vereador Leandro Marinho que quer incentivar e valorizar artistas que promovem Arte Urbana em Extrema

Durante a 6ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 24 de março, foi aprovado o Projeto de Lei nº 4203/2025, de autoria do vereador Leandro Marinho, que estabelece a Política Municipal de Incentivo e Desenvolvimento da Arte Urbana no município de Extrema.

O projeto visa promover a valorização e a difusão da arte urbana, incentivando ações locais em todas as regiões da cidade, além de apoiar coletivos culturais e facilitar o processo de autorização para intervenções artísticas. A proposta também busca fomentar a inclusão cultural e o engajamento da população local com o cenário artístico urbano.

Ainda de acordo com o projeto, as intervenções artísticas dependerão de permissão ou autorização do Executivo, ou da Secretaria Municipal de Cultura, entre outras regras.

Em discurso no Plenário, Leandro Marinho agradeceu seus nobres pares pelo apoio e comemorou a aprovação do projeto de lei: “Nós vamos trazer à tona esses artistas que estão no anonimato para tomar a frente das suas artes. Temos várias artes, como poemas, estátuas vivas, apresentações de ruas, grupo de teatro e grafites, e nós tivemos aqui, no último dia 22 de janeiro, o Workshop realizado no CRIE com o artista Bruno Covo, tendo ao todo 20 participantes, incluindo alunos do CRIE. Eles tiveram a oportunidade de aplicar na parede da instituição as técnicas aprendidas durante o Workshop e muitos nem chegaram a completar o desenho, mas ficaram testando técnicas ao mesmo tempo. Uma nova edição está prevista aí, devido à grande procura que teve de pessoas e mais de 20 pessoas já estão querendo fazer novamente. Que ele realize esse Workshop para que traga as artes urbanas para o nosso município”, completou o parlamentar.

Você também pode gostar...