Culinária e Gastronomia Eventos

Festival da Consciência Negra terá Feijoada Beneficente em prol da Comunidade Afrodescendente de Extrema

Neste sábado (22), o 1º Festival da Consciência Negra contará com uma ação especial promovida pela Comunidade Afrodescendente de Extrema (AFRODEX), que lançará uma ‘Feijoada Beneficente’, a fim de angariar recursos que ajudarão a fortalecer os projetos e iniciativas da Associação.

A partir das 11h30, a equipe da AFRODEX atenderá o público em uma barraca instalada no Parque de Eventos, servindo um prato completo e bem servido de feijoada, contendo arroz, feijoada, couve e torresmo, que custará apenas R$30,00. Além do prato principal, o público também poderá adquirir lanche de calabresa e costela com mandioca preparos com muito carinho pelos membros da AFRODEX.

Parte da arrecadação será revertida à Associação, que há um ano atua no município e apoiando as famílias afrodescendentes de Extrema, cuja Comunidade conta com mais de 350 pessoas inscritas, tendo a meta de atingir, até o final do ano, cerca de 1.000 membros.

PROJETOS E AÇÕES DA AFRODEX

Em apenas um ano de atuação, a Associação já acumula 15 projetos em andamento, sempre focados na promoção da igualdade racial e inclusão social e entre as iniciativas em desenvolvimento estão a formação do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (COMPIR); implantação de um sistema de cotas; processos para transformar a AFRODEX em entidade de utilidade pública, possibilitando o recebimento de recursos oficiais; atuação direta com imigrantes da Venezuela e do Haiti, oferecendo acolhimento e suporte e por fim, neste mês de novembro, os membros estão dando atenção especial à saúde da população negra e indígena.

Atualmente, a Associação está sem sede fixa, mas negocia com o Poder Público a viabilização de um espaço que permita centralizar e ampliar as ações da entidade.

COMO AJUDAR?

A Feijoada Beneficente é uma oportunidade de apoiar projetos essenciais, valorizar a cultura negra e fortalecer as ações de inclusão e acolhimento no município e participar desta ação é fazer parte dessa corrente de solidariedade e consciência.

Quem quiser contribuir com a Comunidade Afrodescendente de Extrema ou conhecer mais sobre o trabalho realizado pode entrar em contato pelo telefone (35) 9 9764-0562.

Você também pode gostar...