Ações Sociais

Corrente solidária mobiliza extremenses para se tornarem doadores de medula óssea em apoio a Mickael Ramos

Um grupo de apoiadores se mobilizou e abriu uma campanha do bem para encontrar em Extrema pessoas que estejam dispostas a serem doadores de medula óssea, reforçando um pedido de um morador da cidade que foi diagnosticado recentemente com Leucemia.

Mickael Ramos, de 28 anos, comoveu a cidade ao revelar o diagnóstico de Leucemia LLA-B e a necessidade urgente de um transplante de medula óssea para enfrentar essa doença que afeta o sangue: “A leucemia foi descoberta por acaso, através de um simples exame de rotina e desde então, minha batalha tem sido diária, com fé, força e o apoio das pessoas ao meu redor”, afirmou Mickael em suas redes sociais.

O primeiro passo para se tornar doador de medula óssea é realizar o cadastro no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), para que em seguida seja feita a coleta de uma pequena amostra de sangue, cujas informações genéticas ficam armazenadas em um banco de dados. Caso seja identificada a compatibilidade com algum paciente, o voluntário é contatado para dar continuidade ao processo de doação.

QUEM PODE DOAR?

Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 35 anos, sendo que o voluntário deve pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde; não apresentar sintomas gripais e não ter realizado transfusão de sangue nos últimos 12 meses. Também é necessário respeitar um intervalo mínimo de um ano após a realização de tatuagem e estar livre de doenças infecciosas como AIDS, doença de Chagas, hepatite e sífilis. Além disso, recomenda-se repouso mínimo de 6 horas antes da doação e evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a coleta.

DISPONIBILIDADE DE TRANSPORTE GRATUITO

Considerando a necessidade de Mickael e de tantas outras pessoas que aguardam por um transplante, apoiadores conseguiram um ônibus gratuito para levar os voluntários até o Hemonúcleo Regional da HUSF em Bragança Paulista, a fim de que os interessados possam fazer a doação de sangue e o cadastro de medula óssea.

O ônibus sairá do Ginásio Poliesportivo neste sábado (16), a partir das 7h30 e os interessados em garantir uma vaga no ônibus para contribuir com a causa, devem entrar em contato pelo telefone: (11) 9. 4275-2200.

Você também pode gostar...