No último domingo (3), quatro apaixonados por aves de Extrema, integrantes do Clube de Observadores de Aves (COA), seguiram com a missão de ampliar o registro da biodiversidade local e tiveram uma grata surpresa ao avistarem uma nova espécie de ave na cidade.
Os fotógrafos Gabriel Keglevich Moraes, Guilherme Crespo de Lima, Rodrigo Mazzola e Wilson Lucheti, fizeram um marco importante ao registrar pela primeira vez o vira-folha, uma espécie bastante apreciada pelos observadores de aves e que foi avistado na Trilha do Pinheirinho, localizada no Pico do Lopo: “O grupo ouviu o canto do pássaro e o avistou forrageando no chão da floresta, por isso do nome vira-folha e por fim, com certa dificuldade, os membros conseguiram registrar uma foto do animal”, afirmou Wilson Lucheti.
Este novo registro eleva para 321 o número de espécies de aves já documentadas em Extrema no renomado portal Wikiaves, o maior banco de dados sobre aves no Brasil. A conquista reforça o compromisso do COA com a conservação local e o estudo da avifauna da região, além de destacar a cidade como um importante ponto de observação de aves no país.
A comunidade local e os entusiastas de aves celebram mais esse avanço, que demonstra o potencial de Extrema para a observação de espécies e reforça a importância do trabalho contínuo de seus observadores dedicados.