Obras

Copasa inicia a implantação da nova Estação de Tratamento de Água em área localizada no Bairro Barreiro

A Copasa iniciou, na última semana, a implantação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Extrema, cuja unidade está sendo construída em uma área adjacente à atual estação, no bairro Barreiro, e contará com uma estrutura moderna e totalmente automatizada, projetada para acompanhar o ritmo acelerado do crescimento populacional do município, que já ultrapassa a marca de 34 mil habitantes.

As unidades que compõem a estrutura da ETA começaram a chegar no dia 24 de julho em Extrema, no qual marcou uma etapa importante do cronograma de execução da obra, que reforça o compromisso da Copasa com a ampliação e modernização dos serviços de abastecimento.

Com investimento de mais de R$ 3 milhões, a nova ETA terá capacidade de tratar 100 litros de água por segundo, o que vai ampliar significativamente a segurança operacional do sistema e assegurar o fornecimento contínuo de água potável para toda a cidade. Além de aumentar a capacidade de produção, a nova estação também contribuirá para a proteção ambiental e a sustentabilidade hídrica da região.

Para o gerente regional da Copasa, Joab Borges, a estação representa um marco para Extrema: “A cidade tem crescido de forma acelerada e nosso papel é acompanhar esse desenvolvimento com a infraestrutura necessária. Por isso, estamos investindo para que a população tenha tranquilidade e desfrute de um recurso essencial com segurança e consciência”, destacou.

O projeto inclui ainda a implantação de unidades de apoio como adutoras, reservatórios e sistemas de bombeamento e sua operação será 100% automatizada, com painéis elétricos de última geração e controle preciso em tempo real.

O superintendente de Operações Sul da Copasa, Luiz Eduardo Carvalho Gomes, reforça a importância do investimento em inovação: “Segurança hídrica é prioridade para a Copasa, por isso, estamos investindo em soluções modernas para garantir um serviço de excelência e atendermos às demandas de Extrema”, finalizou.

A previsão é que a instalação dessa nova estação seja concluída até setembro deste ano.

Você também pode gostar...