Câmara Municipal

Projeto que institui a Semana Municipal da Consciência Negra em Extrema é aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal

Durante a 6ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Extrema, realizada nesta última segunda-feira (24), os vereadores aprovaram um novo projeto da vereadora Rozilda, no qual institui a Semana da Consciência Negra no município, com programação de ações, palestras e demais atividades voltadas ao tema.

De acordo com o projeto de lei Nº 4213/2015, a escolha da data a ser celebrada anualmente acontecerá na semana do dia 20 de novembro, homenageando assim o Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência e luta contra a escravidão no Brasil. A data foi alçada à condição de feriado nacional por meio da Lei Federal nº. 14.759, de 21 de dezembro de 2023.

O projeto tem como objetivo promover reflexões sobre a história, cultura e identidade afro-brasileira; valorizar a contribuição da população negra na formação histórica e cultural do município; sensibilizar a população quanto às questões relacionadas à discriminação racial e à inclusão social; estimular a realização de palestras, debates, exposições e manifestações artísticas; além de incentivar atividades culturais e educativas sobre a igualdade racial e o combate ao racismo.

Ainda de acordo com o projeto, a institucionalização da Semana Municipal da Consciência Negra permite a ampliação desse debate no âmbito local, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Você também pode gostar...