Nesta última semana, a assessora pedagógica da Escola do Legislativo de Extrema, Mariana Lima Nascimento, realizou visitas às unidades escolares do município para entregar os prêmios aos alunos destaques do “Projeto Gabaritando”. Ao todo, 82 estudantes foram contemplados com medalhas, placas de honra e brindes, em reconhecimento pelas excelentes notas e bom desempenho registrado ao longo do ano letivo.
Em entrevista ao Jornal Conexão Extrema, Mariana disse que o projeto celebra este ano a sua 4ª edição, onde reconhece anualmente os melhores estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio: “Os alunos não podem receber o prêmio mais de uma vez, então sempre estamos premiando alunos diferentes, estimulando os demais que ainda não foram premiados”, enfatizou a coordenadora do projeto da Câmara.
Pensando sempre além das notas, os alunos destaques são escolhidos pela gestão da escola e pelos professores, que seguem alguns critérios avaliativos como: participação dentro de sala de aula e diminuição do número de faltas, empatia com os colegas, respeito dentro do ambiente escolar e a evolução que eles tiveram como cidadão dentro da instituição. Após a definição desses nomes, a assessora pedagógica da Escola do Legislativo realiza as premiações nas próprias unidades escolares.
O ‘Projeto Gabaritando’ surgiu em 2021, durante o pós pandemia, quando as escolas estavam lidando com um grande número de faltas e desistência dos alunos e com o objetivo de incentivar esses alunos a se dedicarem mais dentro de sala de aula, foi criado esse projeto, ampliando agora para todas as escolas de Extrema, inclusive para as unidades particulares: “Algumas escolas privadas não quiseram aderir ao projeto, mas todas as públicas e estaduais fazem parte, sendo atendidos ao todo 11 unidades de ensino”, encerrou Mariana Lima.