Na manhã desta segunda-feira (10), teve início em Extrema o novo ano letivo de 2025, cujas unidades escolares do munícipio, incluindo creches, Escolas Municipais e Estaduais abriram os portões a partir das 7h, para atender os alunos matriculados, com exceção da EMETI Nildes Toledo de Souza Prata, que suspendeu às aulas nessa primeira semana em razão das fortes chuvas que agravaram o prédio, deixando-o com uma estrutura comprometida e sem condições de ser utilizada pelos alunos.
O Corpo de Bombeiro, representado pelo Sgt BM Moisés, juntamente com os responsáveis das Secretarias de Obras, Educação e Defesa Civil, estiveram nas dependências da EMETI Nildes, neste domingo (9), para realizar uma última fiscalização do centro escolar, o que se comprovou a necessidade de interditar o espaço devido às más condições da estrutura.
Com a comprovação da interdição, o Secretário Ruan Goudinho veio à público e anunciou a suspensão das aulas desta unidade: “Nós estamos tomando essa decisão para garantir a segurança dos nossos alunos. Todas as informações serão transmitidas aos pais pela Secretaria de Educação, juntamente com a gestão da escola”, afirmou o Secretário em vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura.
Ainda de acordo com informações da Prefeitura, a Secretaria de Educação já está estudando estratégias para realocar os 450 alunos desta unidade para outro espaço, até que os reparos sejam concluídos definitivamente, com novas informações que serão divulgadas ainda nesta semana.
FISCALIZAÇÃO DO PREFEITO
Na última sexta-feira (7), o prefeito Dr. Fabrício esteve na Unidade e mostrou a situação precária das instalações da escola, que nem chegou a ser oficialmente inaugurada pela gestão anterior: “A escola não tem nem um ano de funcionamento e está nessa situação, isso é uma herança que recebemos do mal cuidado com o dinheiro público, falta de zelo e a falta de fiscalização de empresas que prestam serviço para a prefeitura”, indagou o prefeito.