A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Extrema bateu recorde no número de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN) desde a sua inauguração, registrando a emissão de 928 documentos em janeiro de 2025. Já em fevereiro o órgão emitiu 835 carteiras de identidade.
A Carteira de Identidade Nacional é o novo documento único de identificação dos brasileiros, utilizado como porta de entrada para diversos serviços públicos e benefícios sociais do governo, com o objetivo de simplificar a vida da população. O documento está disponível gratuitamente em formato digital e em papel, e possui ainda QR Code, garantindo assim a segurança dos dados do cidadão.
A primeira emissão em papel da CIN é gratuita e a validade varia de acordo com a idade, sendo 5 anos para crianças de 0 a 12 anos incompletos; 10 anos para quem tem idade entre 12 e 60 anos incompletos; e validade indeterminada para idosos acima de 60 anos.
O gerente da UAI Extrema, Sérgio Gonçalves, ressaltou que o antigo documento, o RG, continua válido até 2032: “O munícipe pode solicitar a nova carteira de identidade a qualquer momento, basta fazer o agendamento por meio do site mg.gov.br, pelo aplicativo MgApp ou no terminal de atendimento, localizado na Avenida Vereador José Ferreira, 41, Centro”, explicou.
Antes, para obter a CIN, os extremenses precisavam se deslocar para outras cidades da região, como Bragança Paulista ou Pouso Alegre, mas agora o documento passou a ser emitido em Extrema há pouco mais de um ano, através dos serviços oferecidos pela Câmara Municipal. Desde o funcionamento na UAI, em julho de 2024, já foram emitidas mais de 5,3 mil vias.
ATENDIMENTO DA UNIDADE DE ATENDIMENTO INTEGRADO
O atendimento na UAI acontece de acordo com o horário agendado no sistema e não por ordem de chegada, por isso, a orientação é chegar com apenas 15 minutos de antecedência da hora marcada para o serviço. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, ligue ou envie uma mensagem via WhatsApp para (35) 3435-2168, lembrando que não é necessário agendamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Câmara de Extrema