Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um novo alerta para uma onda de frio no Sul de Minas, que começou a avançar na madrugada desta quarta-feira (11), com anúncio de risco de geada devido à queda acentuada nas temperaturas. Em Extrema, a previsão aponta mínima de 5°C na sexta-feira (13), com tendência de intensificação do frio nos dias seguintes, podendo se estender até domingo (15).
A queda de temperatura é provocada pela chegada de uma intensa massa de ar polar, que vem modificando o padrão climático em boa parte de Minas Gerais. A previsão baixa começou em Extrema nesta quarta-feira (11) indicando mínima de 10 °C, no qual seguirá com as mesmas temperaturas frias ao longo da semana.
Com a temperatura chegando próximo a casa dos 5 graus Celsius nesta sexta-feira (13) em Extrema, a população deve se atentar quanto isso representa um leve risco à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
RECOMENDAÇÕES PARA ESTE PERÍODO DE BAIXAS TEMPERATURAS
A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados durante o período de frio, recomendando o uso de roupas adequadas, atenção à hidratação e a manutenção de ambientes protegidos do vento e da umidade. Também é essencial cuidar dos animais de estimação e prestar atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade, alertando a equipe da Assistência Social pelo telefone: (35) 3435 5810.
PREVISÃO DO FIM DO FRIO
A previsão é de que as temperaturas comecem a subir gradualmente a partir de domingo (15), quando as mínimas devem superar os 12 °C e até lá, os extremenses devem se preparar para enfrentar uma das semanas mais frias do ano.