Nesta segunda-feira (10), o prefeito Dr. Fabrício Bergamin anunciou oficialmente em suas redes sociais a volta da equoterapia, um serviço essencial para a população diagnosticada com condições como síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, entre outros transtornos intelectuais e motores, trazendo assim uma esperança renovada para esse público que tanto cobrou o retorno do serviço, comandado pela equipe Alfa.
Acompanhado do coordenador de fisioterapia, Sr. Rodolfo Albertini, o prefeito revelou que as atividades terão início no dia 17 de fevereiro: “A intenção não é só continuar com o serviço, mas nós vamos ampliá-lo em breve. Renegociamos os valores e garantimos uma economia de R$ 17 mil por mês e essa redução nos custos permitirá, em breve, ampliar o número de sessões e atender ainda mais pessoas”, afirmou o prefeito, em vídeo divulgado nas redes sociais.
Atualmente, quase 70 pacientes, entre crianças e adultos, continuarão recebendo atendimento no Rancho, localizado na Estrada Lázaro Pereira Franco, s/n – Jardim (com entrada em frente ao campo da Climp).
A equoterapia é uma modalidade terapêutica que utiliza o contato com os cavalos para promover o bem-estar físico, emocional e psicológico dos pacientes, sendo que a retomada deste serviço é um marco significativo para a cidade, reafirmando o compromisso com a saúde e a qualidade de vida dos munícipes.
De acordo com o vereador Leandro Marinho, grande defensor da causa, a volta da equoterapia em Extrema representa um passo significativo na valorização da saúde e na promoção do bem-estar da população: “O contato com os cavalos não apenas traz benefícios físicos, como melhora a coordenação motora e o equilíbrio, mas também proporciona um ambiente terapêutico acolhedor e estimulante. Com o apoio da prefeitura e o empenho de profissionais capacitados, a equoterapia tem tudo para se tornar uma prática consolidada e acessível a todos que dela necessitarem”, finalizou o parlamentar.
