Política

Prefeito assina projeto de lei do vereador Eddy Caetano que proíbe fogos de artifício com estampido em Extrema

Em um vídeo divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (27), o prefeito do Dr. Fabrício Bergamin, acompanhado do vereador Eddy Caetano, anunciou oficialmente a proibição da soltura de fogos de artifício com barulho em Extrema, a fim de reduzir a agitação e sofrimento de animais, bebês, idosos e especialmente autistas.

Há muito tempo, a população aguardava a criação de um projeto de lei que proibisse a utilização de fogos de artifício barulhentos e agora, com a assinatura do prefeito no PL nº 4208/2025, essa medida finalmente se torna realidade: “Eu assumo hoje essa responsabilidade pela primeira vez na história, porque traz muitos transtornos para crianças autistas, neuro divergentes, para os idosos, para os animais, então a gente quer sim uma cidade que respeite a todos”, disse o prefeito em vídeo de divulgação.

É válido ressaltar que, além da soltura de fogos de artifício, a proibição envolve ainda o manuseio de artefatos pirotécnicos de alto impacto, rojões, foguetes ou similares, com efeitos de tiro, estouros, estampidos ou que causem poluição sonora de qualquer natureza.

O presente Projeto de Lei não tem o objetivo acabar com os espetáculos e festejos realizados com fogos de artifício, mas visa proibir que sejam utilizados artefatos que causem barulho, estampido e explosões: “Eu agradeço demais por ter sancionado essa lei e isso vai causar o bem-estar para os animais, para as famílias, para as pessoas que realmente querem uma qualidade de vida. E você, cidadão, pode ajudar com a fiscalização”, reforçou o vereador Eddy Caetano, que informou ainda que em breve serão divulgados os canais de denúncia para ajudar na fiscalização.

Você também pode gostar...