Nesta segunda-feira (28), o Secretário de Saúde, Sr. André Borges, acompanhado do Dr. Flávio Aparecido, médico responsável pela Saúde da Família no PSF Morbidelli, vieram a público para esclarecer sobre a interdição da mina pública do Bairro Morbidelli, que foi momentaneamente fechada para vistoria, em decorrência de alguns sintomas que a população do bairro tem apresentado nos últimos dias.
Segundo informações repassadas, alguns moradores do bairro se queixaram de sintomas como enjoos, diarreia e febre alta: “A equipe da Vigilância em Saúde está em estudo para saber o que e qual é o tipo de doença que está atingindo a população. Essa é uma coisa que nos termos médicos se é conhecido como exantema, que nada mais é do que um vermelhidão na pele, ou popularmente falando, um grosseirão na pele”, disse o médico em vídeo.
Inicialmente os casos foram tratados como suspeitas de Dengue, devido à ocorrência de registros da doença na cidade, contudo, após a realização de exames, os resultados deram negativo. Diante disso, novos testes foram feitos para Zika Vírus, outra possível causa dos sintomas apresentados, mas novamente os resultados foram negativos. Após análises mais detalhadas, a Vigilância em Saúde passou a suspeitar de um possível vírus ou bactéria intestinal como a origem dos casos.
Regularmente, o Estado recolhe uma amostra de água dessa mina pública para análise e da última vez, o teste detectou que a mina estava contaminada: “Como estamos sofrendo dessas infecções intestinais recentes, a Secretaria Municipal de Saúde achou por bem interditar, momentaneamente, essa mina. Isso não significa que estamos proibindo as pessoas de consumirem a água, só é uma questão que a gente está pensando na saúde de todos”, reforçou o Dr. Flávio.
E para tranquilizar a população, André Borges afirmou que novos testes estão em andamento: “Nesta segunda-feira (28) será feita nova amostra na mina do Morbidelli e na do Godoy e em caso do resultado for positivo, a equipe vai impedir com que alguém tome desta água. Caso algum morador venha a ter os sintomas, procure uma Unidade de Saúde mais próxima”, alertou o Secretário.