Na tarde desta terça-feira (27), por volta das 13h, a Serra do Lopo estava em chamas, nas proximidades da Ajuruoca, tendo as equipes de segurança do município acionadas para combater e extinguir as chamas que tomaram conta de aproximadamente 3 a 4 mil metros de área de vegetação afetada.
De pronto, quatro militares do 3° Pelotão do Corpo de Bombeiros de Extrema subiram até a Serra e realizaram os primeiros procedimentos, enquanto outros seis brigadistas da Secretaria de Turismo contribuíram com o apoio, utilizando equipamentos apropriados para o combate. O colaborador da Secretaria de Obras, Márcio Cesar Silva e o gestor da Defesa Civil, João Lima, também compareceram ao local e prestaram apoio às equipes com mais equipamentos.
Segundo informações apuradas pelo Jornal, minutos antes do incêndio, um morador tinha visto alguns rapazes usando entorpecentes no local, sendo essa a possível causa do fogo.
O combate às chamas durou aproximadamente duas horas e meia e, por volta das 16h, o incêndio já estava completamente controlado.