Diante do aumento no número de denúncias relacionadas ao golpe do falso advogado em Extrema, o Procon Câmara emitiu um alerta para conscientizar a população e evitar que mais consumidores sejam vítimas dessa prática criminosa, que tem causado sérios prejuízos financeiros e emocionais.
Segundo relatos, os golpistas entram em contato com as vítimas por telefone ou mensagens via WhatsApp, se passando por advogados ou representantes de escritórios jurídicos, chegando até mesmo a enviar documentos falsificados, com brasões e termos jurídicos: “O ponto crucial do golpe é o pedido de dinheiro, onde o golpista informa que o pagamento de uma quantia via Pix é necessário para liberar um suposto valor que a pessoa tem a receber. Pessoas que possuem demandas judiciais são o alvo, pois os criminosos têm acesso aos dados insertos nos processos, que são públicos”, explicou a gerente do Procon Câmara, Luísa Ortiz.
A abordagem da vítima geralmente acontece através de uma invasão ou clonagem do WhatsApp do advogado ou do escritório, com utilização da foto do próprio profissional ou logo da empresa, com pedidos inesperados de pagamentos antecipados, apressando a vítima a tomar decisões sem pensar, alegando prazos curtos ou oportunidades únicas.
COMO AGIR SE VOCÊ FOR VÍTIMA DO GOLPE?
Em casos em que a pessoa tenha caído no golpe, é fundamental tomar algumas providências, segundo orienta a gerente do Procon: “Registre imediatamente um Boletim de Ocorrência; salve toda a conversa e o comprovante do Pix; tire prints das mensagens e do número de celular; informe seu banco imediatamente sobre a transação; e procure o Procon Câmara para outras orientações”, orientou Luísa Ortiz.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3035-0164 ou no WhatsApp (35) 99907-3268 ou procure ainda a sede do Procon, que está sediado na Rua Antônio Onisto, 369 – Centro e que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.