Nesta última sexta-feira (3), o Cine Teatro foi palco da etapa municipal da Gincana do Saber, no qual reuniu alunos de seis escolas municipais em uma manhã de integração, aprendizado e valorização da cidadania. Participaram da atividade as escolas Alcebíades Gilli, Evandro Brito da Cunha, José Sebastião Morbidelli, João Orsi de Morais, Maristela Carniel Onisto e Osvaldo de Oliveira.
A competição tem como base o livro Constituição em Miúdos e funciona em formato de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. A proposta é aproximar os estudantes dos princípios constitucionais, incentivando a reflexão sobre direitos e deveres e fortalecendo o exercício da democracia de forma lúdica e participativa.
O envolvimento dos professores foi fundamental para o sucesso da etapa, garantindo apoio e motivação aos alunos. Representaram suas escolas os docentes Denis Andrade (Osvaldo de Oliveira), Jéssica Rodrigues (Maristela Carniel Onisto e Evandro Brito da Cunha), Nathalia Lambert Brustolin (José Sebastião Morbidelli), Jorge Faria (João Orsi de Morais) e Felipe Porto (Alcebíades Gilli).
O destaque da edição ficou por conta das alunas Stella Caruso Antunes e Lívia Ferreira Silva, da Escola Municipal Maristela Carniel Onisto, no qual elas demonstraram preparo e excelente desempenho, conquistando o primeiro lugar da disputa.
Mais do que uma competição, a Gincana do Saber 2025 se consolidou como um importante instrumento de educação para a cidadania, em uma iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Extrema. Ao estimular o protagonismo juvenil e o pensamento crítico, a iniciativa reforça o compromisso do Poder Legislativo em contribuir para a formação participativa e consciente dos estudantes de Extrema.