Há algum tempo, os moradores do bairro Ponte Alta têm sido beneficiados com aulas gratuitas de capoeira, conduzidas pelo professor Shaolin, que vêm atraindo crianças, jovens e adultos para um projeto que tem ampliado o acesso à modalidade, promovendo saúde, disciplina e valorização da cultura brasileira em Extrema.
Criada em 2024 pelo Presidente e Fundador Claudemir Silva ‘Filho da Onça’, a Associação Brasil Capoeira nasceu com o propósito de promover inclusão social e fortalecer valores como disciplina, respeito e superação por meio da capoeira. Embora a criação da Associação tenha ocorrido recentemente, o projeto social já vinha sendo desenvolvido desde 2022 em Extrema: “Graças ao apoio de muitos parceiros e uma alta procura, hoje o projeto abrange os bairros Vila Rica e Ponte Alta, formando até o momento quase 50 alunos, que são atendidos semanalmente”, afirmou o Presidente da Associação.
O professor Gerson Vinícius de Oliveira e Silva, mais conhecido como Shaolin é o vice-presidente da Associação e responsável pelo projeto no bairro Ponte Alta e garante aos seus alunos um ambiente seguro e acolhedor, focado na disciplina e no desenvolvimento físico e pessoal por meio da prática da capoeira, modalidade esta que, ao longo dos anos, tem conquistado cada vez mais adeptos.
As aulas são gratuitas e acontecem todos os sábados, das 19h às 20h30 na quadra do bairro Ponte Alta, localizada na Rua Benvinda Maria Sabino, 62, próximo ao Auto Posto Pioneiro Extremense. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (35) 9.9724-1574.