Turismo

Arquiteta Giulia Morbidelli celebra suas raízes e a conexão Brasil-Itália com o projeto da Praça João Morbidelli em Extrema

Uma praça pública em Extrema estabeleceu uma conexão simbólica entre a cidade mineira e Sassoferrato, cidade localizada na região de Marche, na Itália, onde ambas celebram sua relação centenária por meio do projeto da Praça João Morbidelli, que homenageia a imigração italiana na cidade mineira, aliada ao material que dá nome ao vilarejo “marchegiano”: pedra e ferro.

A iniciativa leva a assinatura da arquiteta extremense Giulia Morbidelli de Camargo, cuja descendência vem de Antônio Morbidelli, que ao lado de outros parentes, imigrou ao Brasil em 1901. Seu filho, João Morbidelli, e bisavô de Giulia, fundou em Extrema um dos bairros mais tradicionais da cidade, que leva o sobrenome da família de Sassoferrato, que ao longo do tempo, contribuiu com o desenvolvimento local.

Durante a fase inicial do desenvolvimento do projeto, Giulia baseou-se em diversas fontes para reconstruir a história da família Morbidelli, como o Sr. Benedito Morbidelli, irmão de João Morbidelli (homenageado), que, ainda vivo e ativo com seus 90 anos, compartilhou memórias sobre seu pai, Antônio Morbidelli – imigrante italiano –, além de relatos sobre o desenvolvimento do bairro e da família.

Após realizar o projeto da praça, que também traz um monumento dedicado a seus ancestrais, a ítalo-descendente entrou em contato com o prefeito de Sassoferrato, Maurizio Greci, para reforçar a união entre as cidades: “Um elo entre Sassoferrato e Extrema que toma forma através de uma obra extremamente representativa da história da imigração que envolveu muitos de nossos antepassados em um momento de grande crise”, comenta Greci.

Giulia reforça ainda que a escolha dos materiais foi fundamental para fortalecer a ligação cultural entre a pequena Sassoferrato, com menos de 6 mil habitantes, e o Brasil: “A utilização do aço corten no monumento, aliada ao revestimento de toda a praça em pedra miracema, lembra a cidade de Sassoferrato”, disse a arquiteta, que complementou o projeto com um jardim também inspirado na tradição italiana.

Visite a praça, que está localizada na Rua São Gabriel, 165 – Bairro Morbidelli, esquina com a Rua Antônio Morbidelli e ao lado da UBS que também leva o nome do bairro.

Você também pode gostar...