Ações Sociais

Após 11 meses acolhidas, duas crianças da Casa Lar São João Menino são reintegradas à familiares de Alagoas

A instituição “Casa Lar São João Menino”, localizada em Extrema, concluiu no último dia 17 de outubro, o processo de guarda provisória para uma família extensa, proporcionando um novo lar para duas crianças de 5 e 2 anos que, até então, estavam acolhidas pela entidade. As crianças, que viviam há cerca de 11 meses na instituição, foram acolhidas por parentes no estado de Alagoas, marcando um novo capítulo em suas vidas.

O casal foi morar com entes que pertencem aos seus pais biológicos e na ocasião, os pequenos se divertiram na ida para o novo lar, já que andaram pela 1ª vez de avião.

O desfecho positivo do processo de desacolhimento foi motivo de orgulho para a equipe da Casa Lar. “A sensação de êxito profissional e de missão cumprida envolve toda a equipe de colaboradores e técnicos da Casa Lar São João Menino, que trabalhou em conjunto com a rede de serviços do município e o Sistema de Garantia de Direitos, que incluem frentes das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, além do Conselho Tutelar, Ministério Público e o Judiciário, que juntos finalizam um processo de sucesso”, declarou a instituição em entrevista ao Jornal Conexão Extrema.

O foco técnico da Casa Lar São João Menino é sempre a reintegração familiar, priorizando o retorno da criança à sua família de origem ou à família extensa, composta por avós, tios ou irmãos. Apenas quando todas essas possibilidades se esgotam, o processo de acolhimento avança para a busca de uma família substituta, possibilitando a adoção: “O acolhimento institucional é uma medida protetiva, determinada judicialmente e por isso, o trabalho requer uma articulação conjunta com várias frentes”, explicou Rita, uma das responsáveis pelos processos de acolhimento da instituição.

Atualmente, a Casa Lar São João Menino acolhe dez crianças, sendo seis bebês com idades entre 4 meses e 3 anos e quatro crianças de 7 a 9 anos. A comunidade que desejar contribuir com doações para a instituição pode entrar em contato pelo telefone: (35) 9.9100-6595.

Você também pode gostar...