Na manhã desta quarta-feira (15), um bebê de três meses faleceu em Extrema, por volta das 6h na ala pediátrica do Hospital Municipal, com suspeita de meningite. Segundo informações apuradas, a criança começou a apresentar sintomas de febre na manhã de terça-feira (14), sendo medicada no Pronto Socorro e liberada posteriormente com suspeita de infecção urinária, contudo, horas depois o quadro se agravou e, após o surgimento de manchas pelo corpo, os familiares retornaram ao hospital, onde o bebê não resistiu e faleceu no local.
Segundo a Direção do Hospital, o bebê recebeu imediatamente medicação preventiva e todos os cuidados necessários, conforme os protocolos clínicos vigentes, mesmo antes da confirmação laboratorial realizada por meio da análise de líquor, sangue e urina: “Todos os atendimentos realizados, desde a primeira entrada da paciente na unidade até o desfecho do caso, serão cuidadosamente revisados. O objetivo é compreender todos os detalhes do atendimento e garantir transparência total em relação aos fatos”, afirmou a Direção do Hospital em nota divulgada nas redes sociais da Prefeitura Municipal.
O Hospital ainda reforçou que o município não tem nenhum surto de meningite, tendo apenas um caso isolado em que todos os contactantes e pessoas da família foram medicadas e que permaneceram sob observação do Hospital e da Vigilância Sanitária.
A direção da ala pediátrica segue acompanhando o caso de perto e, assim que houver novos esclarecimentos ou resultados oficiais, as informações serão comunicadas com total transparência aos familiares e à população. Lembrando que o caso ainda está sendo investigado por suspeita de meningite, não tendo confirmação oficial da causa da morte, o que será confirmada ainda daqui 30 dias.
A vacinação é o único meio de proteção adequado e real dessa doença, por isso aproveite a ação do Dia D de Multivacinação que será realizada neste sábado (18), na Sala de Vacina Central, para se vacinar e garantir que todas as crianças estejam imunizadas.