O professor Claudemir Silva, mais conhecido como ‘Filho da Onça’, deu início em 2022 ao projeto da Associação Brasil Capoeira (ABC), que acolhe crianças e jovens de Extrema por meio da prática da capoeira e ao longo de três anos de atuação no município, o atleta e educador conseguiu expandir a iniciativa, oferecendo aulas gratuitas para muitos jovens dos bairros e elevando o projeto a um novo patamar.
Além de incentivar a prática esportiva, a iniciativa busca afastar os jovens das ruas e contribuir para a formação cidadã e disciplinar de cada aluno: “Tive muitos elogios dos pais sobre como melhorou a disciplina e a educação dos alunos dentro de casa, com relatos de crianças que largaram o celular e diminuíram o vício”, afirmou o professor.
Atualmente, 33 alunos participam das aulas de capoeira na Associação de Bairro da Vila Rica, onde são ensinados valores como respeito, igualdade, inclusão e disciplina, no qual são transmitidos, por meio das atividades, os fundamentos da capoeira para crianças a partir dos 6 anos.
EXPANSÃO DAS AULAS
As aulas de capoeira do projeto tomaram grande proporção ao serem incluídas, neste ano, ao Projeto ‘Contraturno Cultural’, que abrange atendimento para outros jovens de três bairros, como Mantiqueira, Roseira e Tenentes, somando a participação de mais de 100 alunos.
Hoje o projeto tem suporte do Grupo ABC (Associação Brasil Capoeira) e patrocínio do Sintramov – Logística, sob direção do professor Filho da Onça e com aulas ministradas pelo professor Shaolin e o auxílio dos monitores Charmoso e Nelsinho.
HORÁRIO DAS AULAS
As aulas acontecem todas as quartas e sextas-feiras, das 20h30 às 21h30 na Associação de Moradores do Bairro Vila Rica e aos sábados das 18h às 19h, na quadra esportiva da Ponte Alta. Interessados em participar do projeto podem se inscrever gratuitamente pelo telefone (35) 9 9270-4979.