Três mulheres negras, representantes das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, juntamente com o coordenador de Direitos Humanos de Extrema, participaram nesta última terça-feira (10), do 1º Seminário Municipal de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, em Poços de Caldas, trazendo como tema provocador: ‘Que abolição é essa, Isabel? – Caminhos para reparação e promoção da igualdade racial’.
As servidoras Thaís Wyara e Jaqueline, da Secretaria de Assistência Social, e Débora, da Secretaria de Saúde estiveram presentes no evento, representando as mulheres negras que constroem com coragem e competência um serviço público mais justo e acolhedor em Extrema.
O seminário contou com uma programação extensa, com apresentações musicais, orquestra de berimbaus, teatro e palestras que convidaram à reflexão profunda sobre o racismo estrutural na sociedade, tendo a participação dos palestrantes Mariana Aparecida de Carvalho, Nanci de Moraes, Aldo Vieira e do cantor Thiago Oliveira.
A Coordenadoria de Direitos Humanos tem como visão construir uma Extrema mais consciente, igualitária e acolhedora, especialmente para os grupos historicamente vulnerabilizados: “Essa visita teve como principal objetivo buscar referências e inspirações para que nossa cidade possa iniciar, de forma estruturada, ações permanentes de combate ao racismo. A ideia é capacitar servidores públicos em práticas antirracistas e, em seguida, estender esse compromisso à sociedade como um todo”, afirmou Fabiano Maciel, coordenador dos Direitos Humanos de Extrema.
Com o conhecimento adquirido neste evento, as representantes lançarão em breve novas ações antirracistas no município, proporcionando a construção de uma cidade mais justa e plural.