Na madrugada de terça-feira (10) para quarta-feira (11), o céu será cenário de um fenômeno astronômico raro e esperado há anos: a aparição da lua cheia conhecida como “Lua de Morango”. Este espetáculo natural, que não ocorre desde 2006, desperta o interesse de astrônomos e apaixonados pelo céu noturno devido à sua beleza singular e aos efeitos visuais marcantes que proporciona.
Apesar do nome sugestivo, a Lua de Morango não tem coloração rosada ou avermelhada, já que o termo vem das tribos indígenas da América do Norte, que associavam essa lua cheia à época da colheita de morangos silvestres.
Essa Lua de Morango ocorre este ano em meio a um fenômeno chamado grande paralisação lunar ou lunistício, que acontece a cada 18,6 anos, sendo esse ciclo astronômico o resultado da oscilação gradual da órbita da Lua, causada pela influência gravitacional do Sol, que faz com que a Lua atinja posições extremas no céu, aparecendo mais baixa ou mais alta do que o habitual, dependendo do hemisfério. No caso do Brasil, que fica no Hemisfério Sul, a lua estará em uma posição mais alta no céu.
Em Extrema, já foi possível conferir o surgir desse fenômeno por volta das 17h15, no qual a lua nasceu próxima à direção leste do horizonte, em tom ambarino, característico do nascer lunar próximo ao horizonte, contudo o auge da Lua de Morango acontecerá durante a madrugada do dia 11 de junho, por volta das 4h44.
Ative o alarme por volta desse horário, aprecie o céu e aproveite a oportunidade de testemunhar esse fenômeno raro. Não esqueça de fazer um registro especial e compartilhar nas redes sociais marcando o @jornalconexaoextrema.