A cultura rural e a tradição do esporte de rodeio foram temas principais abordados na 4ª Sessão Ordinária da Câmara de Extrema, realizada na última segunda-feira (10). Os 13 vereadores da Casa aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei de nº 4.198/2025 intitulado “Clóvis Rabelo – Filhos da Terra” que assegura vagas para os peões extremenses nos rodeios promovidos pela Prefeitura Municipal ou por empresas terceirizadas pelo poder público local.
O autor do projeto, o vereador e 2º vice-presidente do Legislativo, Edvaldo de Souza Santos Júnior (Juninho), reforçou que esse projeto visa valorizar e estimular os peões que residem em Extrema: “Hoje, Extrema apresenta uma das maiores festas de peão de boiadeiro da região que já faz parte da nossa cultura e tradição, sendo um marco de lazer e expressão artística para o nosso município. Por isso é imprescindível a efetiva participação dos peões do município”, comentou Juninho.
Para o Presidente da Casa, a proposta visa corrigir uma distorção social, assegurando aos peões locais oportunidades devidamente garantidas: “O projeto estabelece que ao menos seis vagas sejam reservadas para os peões extremenses nos rodeios promovidos ou patrocinados pela Prefeitura e empresas. Como poder público devemos garantir que, de forma justa e equitativa, nossos profissionais da montaria possam participar e se destacar nas competições, representando nossa cidade com orgulho e talento. Isso não apenas valoriza a arte do rodeio, mas também fortalece a identidade cultural local, reconhecendo a importância dos peões na nossa história”, comentou Rafael Tita.
A iniciativa traz ainda visibilidade e oportunidade aos talentos locais, gerando mais empregos, incentivando o turismo e movimentando a economia local ao mesmo tempo que são criadas plataformas para o crescimento e reconhecimento dos profissionais: “Não podemos permitir que eventos de grande porte, como os rodeios, favoreçam apenas competidores de fora, excluindo os nossos próprios artistas e trabalhadores. Este projeto é um reflexo do compromisso do município com o desenvolvimento de sua cultura e com a valorização de seus cidadãos”, concluiu Juninho.