Nos últimos dias 4 e 11 de novembro aconteceu em todo o país a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aos milhares de alunos recém-saídos do Ensino Médio ou ainda matriculados na modalidade escolar. Com os resultados da avaliação, divulgado nesta última segunda-feira (13), alunos da Escola Estadual Odete Valadares de Extrema celebraram a conquista de excelentes notas, especialmente na redação, uma das provas mais desafiadoras do exame.
A página ‘Odete Conexão’ no Instagram, compartilhou os nomes de nove estudantes que obtiveram notas superiores a 800 pontos na redação e dentre eles o destaque ficou com o estudante Jeferson Gonçalves da Costa, 18 anos, que obteve 920 pontos na redação, cujo exame ele prestou pela primeira vez: “Nunca tinha ouvido falar do ENEM até o terceiro ano do ensino médio (risos). Quando vi minha nota, quase desmoronei. Corri do trabalho e fui para o computador, fiquei mais de uma hora tentando abrir o site e não conseguia. Quando finalmente consegui acessar, achei que o sistema estava bugado e fiquei reiniciando a página até cair na real”, contou Jeferson, visivelmente entusiasmado.
O tema da redação de 2024: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, foi uma temática que Jeferson se sentiu à vontade para abordar: “Eu foquei muito em não apenas só priorizar as principais causas do problema, mas sim achar todo um conjunto de causadores”. Vale lembrar que, em 2024, apenas 12 candidatos do país alcançaram a nota máxima na redação do ENEM, o que torna a conquista de Jeferson ainda mais significativa.
O estudante, que pretende seguir a carreira de Tecnologia da Informação (T.I.), também obteve ótimas pontuações em outras áreas do exame: 560,7 pontos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, 580,4 em Matemática, 611,0 em Ciências Humanas e suas Tecnologias, e 555,5 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Além do estudante, outros 8 alunos também se destacaram, sendo: Raiany C. Anjos (800), Kathely Nascimento Alves (800), Franciele Sthefani (820), Luiz Rodolfo Petraglia (840), Camille Santos (880), Nicole de Freitas Pereira (880), Isabelly Félix (900) e Carlos André (920).